top of page

LULA: "Quanto mais me provocarem, mais corro risco de ser candidato"

Na última sexta-feira (10), mais de 100 mil pessoas se reuniram em frente ao MASP contra o atual governo. Com gritos de 'Volta Querida', 'Fora Temer' e 'Nenhum direito a menos' os manifestantes acompanharam intervenções durante o ato, discursos de movimentos sociais, ocupação cultural e a presença de Chico César cantando sucessos de sua autoria e recente composição em homenagem às ocupações estudantis desse ano. "Não é um show, é um protesto", diziam os organizadores.

Contra as primeiras atitudes de Michel Temer no comando da presidência, a extinção do Ministério da Cultura e a falta de representatividade feminina nos demais ministérios eram sempre lembradas em faixas e no microfone.

O ex-presidente Luiz Inácio da Silva compareceu e discusou por pouco mais de 30 minutos, após outros representantes de movimentos e partidos também se expressarem. Em sua fala, Lula criticou as ações do atual governo e disse que Temer, por ser um advogado, sabe que "não agiu corretamente assumindo a presidência" e pediu que devolva o cargo executivo à Dilma Rousseff.

Lula ainda provocou emoção dos ali presentes quando citou sua possível volta política. "Estou com 70 (anos) e melhor do que quando tinha 50, com vitalidade de 30"; "Quanto mais eles me provocarem, mais corro risco de ser candidato a presidente em 2018".

Estiveram presentes no ato, mas sem discursar, Luiza Erundina e Ivan Valente, ambos do PSOL, e os ex-secretários da cidade de São Paulo, Eduardo Suplicy e Nabil Bonduki. Como Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão também se manifestou junto a outras lideranças, como Guilherme Boulos (MTST), Vagner Freitas (CUT) e Carina Vitral (UNE).

Confira imagens do Ato Fora Temer - 10 de junho de 2016.


bottom of page